DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…
O SONO!
O sono é uma necessidade básica. Desconhecemos a importância dele na saúde para o bom equilíbrio físico, mental e emocional.
É durante o sono que principais órgãos e sistemas regulatórios continuam a trabalhar. E a recompor o desgaste do dia.
Actualmente, cientistas e médicos revelam que é durante o sono que o organismo produz os hormõnios, substancias que possibilitam o crescimento e rejuvenescimento celular. Com poucas horas de sono as células não são convenientemente renovadas podendo levar a alterações metabólicas. E envelhecimento mais precoce. Quando tal não acontece, no dia seguinte a pessoa está mais irritada, mal-humorada, com pouca capacidade de concentração, pouco rendimento laboral e escolar. Podendo ser causa de acidentes…
Há pessoas que dormem mal por problemas de saúde, outras que viajam muito (alteração do fuso horário,) por turnos laboral, dor crónica, depressão setresse.os adolescentes que adormecem de madrugada, (sentem mais dificuldade em levantar – de manhã). Pessoas com apneia do sono, com roncopatia. Etc.
A insónia atinge 30% a 40% da população, podendo ter efeitos nocivos na saúde. Pelo que é importante saber a sua causa. As causas podem ser várias, como referido acima. Em caso de necessidade, faz sentido a medicação porque é melhor a pessoa dormir do que não dormir mas os riscos é a habituação pelo que tem de haver muita precaução e aconselhamento médico.
O sono deve ser profundo e reparador. O tempo é variável não existe um horário rígido, o ideal para uma pessoa saudável é de 7 a 8 horas, mas há pessoas que se sentem bem e frescas com menos horas outras há, que precisam de mais horas, depende de pessoa para pessoa. As pessoas idosas também podem precisar das mesmas horas de sono. O relógio biológico de um não é igual ao do outro, pelo que deve ser respeitado se queremos ter uma vida longa e saudável.
Na infância o sono é muito importante para o bom desenvolvimento e no adolescente também sono inadequado principalmente nas crianças pode resultar em sonolência durante o dia, falta de apetite, irritabilidade, dificuldade de atenção etc.
Dicas para dormir melhor:
Ter horários regulares de deitar e levantar (mas sem obsessão)
Não ingerir refeição pesada á noite. Evitar café, chá preto, álcool, mas evitar ficar com fome, optar por ingerir o que melhor ajude, pode ser um copo de leite ou uma peça de fruta.
Não ficar muito tempo atentar adormecer, porque pode ter um efeito contrário, escolher algo relaxante, há pessoas para quem o banho quente é relaxante para outros não. Ouvir música relaxante, meditação, tomar um chá.
Evitar actividades ou exercícios pesados antes de dormir.Pode-se utilizar técnicas de respiração, relaxamento, existem CDS que ajudam nesse sentido.
Associar a cama, o quarto ao sono, evitar ver nela TV. Ou ler, sobretudo se a pessoa tem insónias.
Ter um quarto bem arejado, com bom colchão e almofada, reduzir a iluminação, se possível evitar aparelhos electrónicos ligados no quarto, porque pode interferir no sono.
Não dormir durante o dia por período longo para não prejudicar o sono á noite. Uma pequena sesta depois do almoço é agradável e benéfico.
Segundo dizem as pesquisas: passamos 1/3 da nossa vida a dormir, então, que seja o melhor possível, sono bom significa vida mais longa e saudável! …
Maria Elisa Dantas (Enf.,)