DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS
DESIDRATAÇÃO
Agora que chegou o verão, não é demais alertar para o risco de desidratação:
Nesta época é frequente esta situação, levando muitas pessoas ao serviço de urgencia.situação essa que poderá ser evitada se a prevenção for tomada antecipadamente.com excepção os casos graves, ou de doença que podem ocorrer sem que a pessoa possa controlar…
A desidratação acontece quando o corpo perde grande quantidade de água e sais minerais. (desequilíbrio entre a perda de líquidos e a reposição dos mesmos.)
Como sabemos, os líquidos são muito importantes mas água é o liquido mais importante para o organismo já que o corpo é composto por cerca de 70% de água. Muitas vezes, não nos apercebemos dessa perda através da transpiração, (suor) expiração, urina e fezes, não só perda de água mas também sais minerais (como referido acima.)
As causas que pode levar á desidratação são várias…
Exposição ao sol e calor, febre, exercício físico intenso, vómitos, diarreia, pela pele quando existe ferimentos graves devido a queimaduras. Doenças ex: diabetes. Quando a pessoa tem dificuldade em beber, criança, ou adulto doente, pessoa idosa.
Alguns sintomas tais como: aumento da sede, boca seca, tonturas, fraqueza, confusão, palpitação, diminuição da quantidade de urina, (esta, muito concentrada, ou seja: muito escura)
Prevenção:
Beber água em abundância, além de outros líquidos, (com excepção do álcool que aumenta a perda de água) os trabalhadores e atletas devem ter em conta a reposição de líquidos para compensar os que perdem. Assegurar que os idosos e crianças bebem o suficiente. Evitar se possível a exposição solar nos dias muito quentes. Tendo aqui presente as dicas sobre a protecção solar ou seja, a roupa leve e de cores claras quando no exterior, chapéu, óculos escuros, protector solar, procura de locais frescos, etc.
Quando a situação é grave encaminhar a pessoa para o serviço de urgencia.onde aí é analisada a causa da desidratação através de análises, avaliação dos sinais vitais tais como: frequência cardíaca, pressão arterial, pulsação, estado de consciência, etc. Além da reposição de líquidos por via endovenosa e medicamentosa. E seguir indicação médica. Então, nunca é demais hidratação abundante. E prestar atenção aos sinais de desidratação não só de si mesmo mas também dos outros que rodeiam…
.M.Elisa Dantas (Enf.)
.
Sem comentários:
Enviar um comentário