domingo, 7 de novembro de 2010

DICAS SOBRE SAÚDE e ALGO MAIS…

GRIPES e CONSTIPAÇÕES.

CHEGOU O OUTONO E COM ELE AS MUDANÇAS DE TEMPERATURA! …

NESTA ESTAÇÃO DO ANO É HABITUAL A INFORMAÇÃO DE COMO NOS PROTEGERMOS CONTRA OS VÍRUS E BACTÉRIAS SOBRETUDO DA GRIPE. (INCLUSIVE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA A SER PRESCRITA E APLICADA…)

MAS A VERDADE, APESAR DE TODA A INFORMAÇÃO E CUIDADOS INERENTES, DIFICILMENTE A PESSOA ESTÁ IMUNE. MAIS CEDO OU MAIS TARDE TODOS PODEMOS APANHAR UMA LIGEIRA CONSTIPAÇÃO!

As GRIPES E CONSTIPAÇÕES CONFUNDEM-SE MUITAS VEZES MAS DIFEREM NA GRAVIDADE E TAMBÉM NOS SINTOMAS: COMO SE DISTINGUEM?

AS CONSTIPAÇÕES PROVOCAM GRANDE MAL – ESTAR, MAS NÃO TEM PROPORÇÕES GRAVES OS SINTOMAS COMO O CANSAÇO, E FEBRE NÃO É TÃO FORTE COMO ACONTECE COM A GRIPE A CONSTIPAÇÃO É PROVOCADA POR UM CONJUNTO DE VÍRUS EX: RINOVIRUS, E OUTROS. É UMA INFECÇÃO SIMPLES DO TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR QUE AFECTA A GARGANTA E NARIZ, ESTES SINTOMAS SURGEM DE 1 A 3 DIAS APÓS O CONTACTO DA PESSOA COM O VÍRUS E PODERÁ DURAR UMA SEMANA.

A GRIPE É UMA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA PROVOCADA PELO VÍRUS INFLUEZA. AQUI OS SINTOMAS NÃO SÃO FÁCEIS DE IGNORAR SÃO MAIS FORTES. EX: FEBRE ALTA. DORES MUSCULARES, SUORES, TOSSE SECA OU COM EXPECTORAÇÃO, NARIZ ENTUPIDO, OU NÃO, DOR DE CABEÇA, AMIGDALITE, ROUQUIDÃO, DOR DE OUVIDOS, TAMBÉM EM TODO O CORPO OLHOS A LACRIMEJAR, PIEIRA, MAL-ESTAR. Etc. GRIPE É MAIS CONTAGIOSA E PROPAGA – SE COM GRANDE FACILIDADE. ASSIM, EVITAR A PROPAGAÇÃO DEVE SER O OBJECTIVO DE TODOS NÓS E NÃO SÓ DA DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE…

DAÍ SER NECESSÁRIO MAIOR CUIDADO NAS VIAS DE TRANSMISSÃO. ESPIRRAR E TOSSIR PARA AS MÃOS E DEPOIS TOCAR EM OBJECTOS OU CUMPRIMENTAR ALGUÉM, OU PARA O AR, AS GOTÍCULAS DE SALIVA ESPALHAM O VÍRUS, O QUE PODE ACONTECER A SEGUIR É OUTRA PESSOA FICAR CONTAGIADA… SOBRETUDO EM LOCAIS FECHADOS, TRANSPORTES PÚBLICOS, ESCOLAS, LARES, INFANTÁRIOS ETC. O CUIDADO DEVE SER MAIOR. O QUE FAZER? USAR LENÇO DESCARTÁVEL UMA SÓ VEZ QUANDO ASSOARMOS O NARIZ. E SOBRETUDO LAVAR AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM AGUA OU COM LOÇÃO. (Á VENDA NAS FARMÁCIAS.) LER COM ATENÇÃO AS INDICAÇÕES NOS LOCAIS PÚBLICOS E NOS CENTROS DE SAÚDE E OUTROS DE COMO NOS PROTEGER. (ENSINAR AS CRIANÇAS A PÔR EM PRÁTICA AS INDICAÇÕES QUE RECEBEM NA ESCOLA OU DO CENTRO DE SAÚDE SOBRE O ASSUNTO). ASSIM ESTAREMOS A CONTRIBUIR PARA A PREVENÇÃO DE TODOS.

ALÉM DA PREVENÇÃO QUE PODE SER FEITA ATRAVÉS DA VACINAÇÃO ANTES DA GRIPE SE INSTALAR.AQUÍ FICA ALGUMAS DICAS QUE TAMBÉM PODEM CONTRIBUIR PARA MANTER A GRIPE E CONSTIPAÇÃO DISTANTE OU ENTÃO MENOS SEVERA.

FORTALECER O ORGANISMO OU SEJA, O SISTEMA IMUNITÁRIO COM ALGUNS SUPLEMENTOS VITAMINICOS.SUMOS NATURAIS QUE CONTENHAM VITAMINA C (COMO É CASO DA LARANJA E TORANJA E OUTROS.) BEBER MUITOS LÍQUIDOS, AGUA COM ABUNDÂNCIA. (AJUDA A MANTER AS MUCOSAS DA GARGANTA E NARIZ HÚMIDAS EVITANDO A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS, ESTES PROPAGAM-SE SE MAIS EM AMBIENTES SECOS.) SE FOR POSSÍVEL DESCANSAR E RELAXAR, O DESCANSO EXTRA PODE AJUDAR A AUMENTAR AS DEFESAS DO ORGANISMO. USAR AGASALHO CONVENIENTE, EVITAR FICAR COM AS ROUPAS MOLHADAS NO CORPO QUANDO TRANSPIRADO OU DA CHUVA. TOMAR UM DUCHE QUENTE OU DE EMERSÃO AO CHEGAR A CASA OU UM ESCALDA PÉS PODE AJUDAR A MANTER O CORPO QUENTE EVITANDO A CONSTIPAÇÃO INGERIR ALGO QUENTE. AS PESSOAS MAIS SENSÍVEIS OU IDOSAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE DEVEM TER CUIDADOS ACRESCIDOS E SEGUIR OS CUIDADOS MÉDICOS

SE A CONSTIPAÇÃO OU GRIPE SE INSTALOU. AÍ, SEGUIR A MEDICAÇÃO PRESCRITA PELO FARMACÊUTICO OU TERAPEUTA NOS CASOS MAIS LIGEIROS OU PELO MÉDICO NO CASOS MAIS GRAVES, SE FOR O CASO. COMO SABEMOS ESTÃO AÍ OS ANTITÉTICOS QUER EM XAROPES, REBUÇADOS, CHÁS. E OS ANTI HISTAMÍNICOS (EM RELAÇÃO A ESTES DEVE M SER TOMADOS DE PREFERÊNCIA Á NOITE PARA EVITAR A SONOLÊNCIA) AÍ ESTÃO PARA AJUDAR...PARA QUEM GOSTE DA NATUROPATIA TÊM Á DISPOSIÇÃO GRANDE NÚMERO DE PRODUTOS NATURAIS Á VENDA QUER EM ERVAS, OU SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS…NAS ERVANÁRIAS OU ATÉ NA FARMÁCIA. ENTÃO COM TODOS ESTES CUIDADOS DE PREVENÇÃO ANTES OU DURANTE VAI PERMITIR MAIS QUALIDADE DE VIDA NESTA ÉPOCA DO ANO!

(ELISA DANTAS (ENF.)

Sem comentários:

Enviar um comentário