segunda-feira, 2 de maio de 2011

DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…

CHEGOU A PRIMAVERA!

No ano anterior descrevi algumas dicas sobre as alergias aos poleneos.e gramineas.é bom relembrar as precauções com as mesmas para aproveitarmos ao máximo o sol e a natureza nesta linda e quente primavera!

Muitas civilizações antigas festejavam a chegada da primavera com danças e rituais. Entre nós esse costume não existe, mas creio que haverá povos que ainda o fazem…

É na primavera que várias espécies de plantas e árvores florescem tornando a natureza bela, colorida e perfumada. (mas foi necessário o inverno! Tal como acontece connosco que ficamos nessa altura mais sombrios, deprimidos, e fechados. Aguardando ansiosamente esta época! Aqui está ela! Para a aproveitarmos da melhor maneira …

Vamos então se passível aproveitar a ocasião para cultivar plantas, jardinar. Porque as plantas alem de decorar o ambiente, purificam o ar.O contacto com elas, ajuda a eliminar o stress e o desânimo. Claro que existem pessoas que são alérgicas aos poleneos.é nesta época que surge a rinite alérgica com os sintomas: de nariz entupido, espirros, coceira no nariz e olhos, etc. Daí os cuidados a ter para evitar o contacto com as substâncias às quais a pessoa é alérgica, (os chamados alergénios) e outras causas, como já foi referido nas dicas anteriores. Para as pessoas alérgicas ao pó da casa as plantas reduzem a presença do pó no ar e aumentam a humidade. Aproveitar mos para fazer as caminhadas a pé ao campo ou a beira – mar. Andar descalço na relva (se a pessoa não é sensível aos poleneos, ou areia, estimula os reflexos nos pés e por isso estimula a circulação de energia pelo corpo libertando estados de tenção, stress, (ouvir o som da natureza, o canto dos pássaros. O contacto com a mãe natureza que nos alimenta! É muito benéfico para a saúde física e mental. Tendo o cuidado em usar chapéu, óculos escuros e beber abundantes líquidos, em especial água. Quinze minutos de sol diários (enquanto não é muito forte vai ajudar o organismo a produzir a tão importante vitamina a, a imunidade e prevenção de doenças. Porque em excesso como foi referido numa descrição anterior pode ter consequências graves…

Época esta importante para intensificar o consumo de frutas e legumes que nesta ocasião é mais abundante e a preço mais acessível. Aqui vão algumas sugestões: do portal banco da saúde viva melhor) tais como: beterraba: rica em ferro vt.a, c b potássio, sódio zinco e outros, podendo ajudar nos casos de anemia, ajuda a regular o intestino por ter efeito laxante. (boa em sumo, salada, em cozinhados.)

A cenoura: rica em á e minerais, como fósforo, cloro, cálcio, etc. (como nos dizia: as nossas avós fazem os olhos bonitos…então lá comíamos a cenoura crua) sim, fazem bem aos olhos, pele e mucosas. Também, saborosa em sumo, e como sabemos em tudo que é cozinhado…

Beringela: acredita-se que tem poder anti-inflamatório e ajudar a diminuir o colesterol, e nas doenças reumáticas. Porque rica em cálcio, ferro e outros.

Abóbora: vt.Do complexo b, fósforo, cálcio, etc. Importante para a construção muscular e coagulação sanguínea. Os frutos. Actualmente existe todo o ano grande variedade deles…como a laranja, rica na vt c. Os morangos: fruto desta época. Ricos em ferro e vs. C e b5. (como sabemos óptimos em batidos, gelados e salada). E para ajudar a prevenir doenças e aumentar a imunidade não esquecer a alimentação mais cuidada, e equilibrada, dando se possível importância há os alimentos com mais fibras e integrais, o exercício físico, (para quem for aconselhado) sobretudo quem deseja perder peso antes do verão para não o fazer de modo repentino e sem problemas para o bom equilíbrio do organismo. Como vemos: a natureza tem tanta coisa maravilhosa ao nosso dispor! Compete a nós tirar partido dela, cada um da maneira mais agradável possível…

Maria Elisa Dantas (Enf.)

Sem comentários:

Enviar um comentário