domingo, 2 de outubro de 2011

DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…

HEPATITES

Pareceu-me importante abordar este tema quanto aos sintomas e prevenção, apesar da muita informação ao dispor sobre o assunto, nunca será demais deixar aqui umas dicas.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser por causas diversas… Sendo-a mais frequente a infecção pelo vírus do tipo A, B, C e outros.

As doenças contagiosas sempre foram um dos flagelos da humanidade, e hoje preocupação do serviço nacional de saúde no combate da doença e sobretudo aposta na prevenção. Quer através do programa de vacinação, como tambem na prevenção, por meios de informação disponíveis nos Centros de Saúde, Hospitalar e espaços públicos. Apesar do avanço da medicina quanto as vacinas, tratamento e controlo da propagação do contagio do vírus da hepatite ou outros vírus, sem o papel activo da população no interesse da informação e conhecimento dos sintomas, dos cuidados necessários a ter para evitar a propagação da doença (e essa informação não falta…) não será possível combater com eficácia o vírus da hepatite ou outro… Então vou começar por focar a hepatite A e no próximo número as outras hepatites.

A Hepatite A designa-se por uma inflamação do fígado provocada pelo virusVHA, propagando se mais nos países menos desenvolvidos como África e Ásia pela falta de saneamento básico condições de higiene, falta de rede de esgotos, água potável, e pelo resto do mundo tambem é frequente, embora em menor escala e pode afectar crianças e adultos (daí a importância da vacinação para os grupos de risco como o caso dos viajantes para fora da Europa, profissionais de saúde e da industria alimentar, toxicodependentes pessoa com doença hepática, crianças dos dois aos seis anos (neste caso já está implementado o rastreio e vacinação a nível nacional a começar pelo recem- nascido. Esta em duas doses com intervalo 60 dias.

.

Quanto aos sintomas:

Podem ser variáveis de pessoa para pessoa, o mal-estar, cansaço, falta de apetite, náuseas, vómitos, pele amarelada ou olhos (icterícia) urina muito escuras, fezes muito claras. Mas nem sempre a pessoa apresenta sintomas (no sintoma do cansaço a pessoa muitas vezes atribui a stress) …assim sendo, só mais tarde através uma análise ao sangue por qualquer outra situação é que tem conhecimento que teve o contacto com o vírus tendo-se curado de forma simples eliminando o vírus do organismo. O tempo de melhoria dos sintomas 2 a 3 semanas. Recuperação total mais ou menos 2 mezes.Só em situações raras pode passar a crónica e exigir tratamento médico prolongado. Caso sinta alguns destes sintomas deve consultar o seu médico que mandará fazer uma análise ao sangue para detectar ou não o vírus.

Como se propaga:

O vírus é eliminado pelas fezes e estas podem contaminar as águas, contaminar os esgotos, poços, lagos, rios, ou piscinas com água não tratada (sem desinfectante) alimentos contaminados, contacto com fezes de doente infectado, mãos mal lavadas após a ida á casa de banho da pessoa infectada, contacto com lençóis, toalhas e louça mal lavadas, água não potável etc.

Quanto á prevenção:

Passa pelos cuidados com a água, que esta seja tratada ou em recurso fervida, quer para beber como para cozinhar, lavar bem os legumes, os frutos, mariscos. Em especial nos países em que as condições sanitárias são precárias. Evitar os banhos em locais públicos com água contaminada e vacinação se for o caso como acima referi. Mas é sobre tudo na lavagem das mãos com sabão após a ida á casa de banho (WC) e antes de comer que está a maior e importante prevenção e muito económico. Aos pais e educadores cabe a tarefa de incentivar as crianças no hábito da lavar as mãos com frequência. Deste modo estamos todos a contribuir para uma melhor saúde da comunidade evitando este ou qualquer tipo de vírus.

M.ELISA DANTAS. (ENF.)

Sem comentários:

Enviar um comentário