segunda-feira, 5 de setembro de 2011

GRUTA DO ESCOURAL

É com grande prazer que recordo e a todos trazer à memória as palavras que o grande arqueólogo Francês Doutor Abade André Glory atribui à Gruta do Escoural depois de um estudo que fez às suas pinturas durante 3 dias em Janeiro de 1965 numa conferência no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa a 20 de Janeiro de 1965 e à qual eu tive o prazer de assistir.

José J. Fadista Simões

Doutor Abade

André GTlory

No auditório da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o arqueólogo francês Abbé Glory proferiu, em 20-1-1965, a sua esperada Conferência subordinada ao título <>:

“O conferencista começou por afirmar que as cavernas eram lugares subterrâneos secretos, onde os homens pré-históricos se dedicaram a manifestações religiosas. Elas oferecem pois um testemunho das suas crenças e dos seus ritos.

As crenças exprimiam-se por pinturas e gravuras de animais, de um estilo particular, e por representações de seres híbridos, com a cabeça de animal e corpo de homem. Com efeito, as figuras do Escoural e as de Lascaux apresentam cavalos e bovídeos, com um ventre volumoso, tal como os homens da região polar também as desenham, com a intenção de que eles recebam no ventre proeminente os espíritos benéficos, a que chamam <>, que protegem a saúde e asseguram o êxito das caçadas.

No que refere a ritos, o Escoural revelou restos de um <>,aparelho sonoro destinado a invocar ou a afugentar os espíritos. Os pendentes de estalagmite foram cortados precisamente acima das figuras, e as que estão ainda completas, no Escoural, ressonam sempre que algum objecto os percute. Em outras grutas espanholas e francesas, como Nerva,Cabregret,Cougnac,etc. Devem-se ter praticado os mesmos ritos.

A cronologia das figuras do Escoural foi estabelecida com base na comparação da forma dos chifres dos bovídeos, que evoluiu graficamente entre os anos 25.000 e 10.00. Duas das vacas do Escoural têm o mesmo estilo que as de Lascaux, a que se atribue 17.000 anos, pelo método de crbono 14.”

Prosseguindo na sua exposição afirmou que as grutas continuaram no entanto a construir posteriormente, um lugar preferido para os ritos religiosos. Se Lascaux foi muito cedo abandonada na época glaciar, a gruta do Escoural, pelo contrário passou a ser uma necrópole (há aproximadamente 5.000anos), onde numerosos esqueletos foram enterrados com vários objectos destinados a uma utilização depois da morte.

Em Lascaux os ritos mortuários eram compreendidos de modo diferente, mediante a representação de figuras pintadas, como o conferencista passou a expor, insistindo na

1 comentário:

  1. Tive o privilégio de assistir e dialogar com o Abade André Glory em 21 jan 1965, numa visita à gruta do Escoural, da qual retenho algumas fotos e um interessante autógrafo com a datação de uma pintura esquemática (à tua disposição)
    Abraço, Fadista!
    Alexandre Romeiras
    alex_romeiras@yahoo.com

    ResponderEliminar