segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SANTIAGO DO ESCOURAL CONTINUA COM A GRUTA ENCERRADA?

VAI AVANÇAR A EXPLORAÇÃO DO OURO NO ESCOURAL?

Fomos colocar estas questões ao presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e Pedimos-lhe que nos recebesse para uma conversa informal.

Maria Emília -Sr. Presidente, qual é a situação relativamente ao funcionamento das Grutas do Escoural?

Duarte Luz. - A informação que tenho, da Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCA) é que a Gruta vai abrir brevemente, possivelmente já em Agosto.

M.E- A Autarquia tem alguma responsabilidade do encerramento da Gruta?

D.L. - A Autarquia, comprometeu – se a manter a rega das árvores existentes no parque de estacionamento da Gruta, e a colocar a sinalética informativa desde a vila até á Gruta.

A gestão do funcionamento e a data da abertura da gruta é da inteira responsabilidade da D.R.C.A. A informação que tenho é que a mesma ainda não abriu por dificuldades na instalação eléctrica.

Neste momento o Centro Interpretativo encontra-se aberto ao Publico, com o horário das 10h30m às 13h e das 14h às 17h excepto aos sábados e nos primeiros domingos de cada mês. M.E. - Qual é a relação da Autarquia com a D.R.C.A?

D.L. - Desde que entrou o Dr. Frederico Regala, que as nossas relações são muito boas. O Dr. Frederico é uma pessoa aberta ao diálogo, o que se torna viável para um bom relacionamento. Em situações anteriores isto não acontecia.

Posso acrescentar que no mês de Julho a DRCA vai fazer o lançamento de um novo livro sobre a Gruta do Escoural.

M.E. - Fala-se na exploração das minas de ouro na Freguesia. É verdade que vai avançar? E qual é a sua opinião sobre esta exploração?

D.L. - Nenhuma empresa nos contactou até agora, a dar-nos conhecimento de nova exploração nas minas da Freguesia. Tive conhecimento da notícia pelos órgãos de comunicação social e fiquei muito satisfeito. Deus queira que a exploração avance com sucesso pois considero que é uma mais-valia, cria postos de trabalho e contribui para o desenvolvimento da nossa freguesia.

M.E. - Projectos para a nossa Freguesia?

D.L. - Terminamos a obra da Rua Cândido dos Reis e foi feita a remodelação da relva da Casa Branca. Neste momento estamos a lançar o concurso para a obra do acesso à casa mortuária que pretendemos iniciar no final do Verão.

M.E. - Sabemos que um Escouralense “o Sr. José Simões” tem feito algumas tentativas de oferta de um espolio de obras relacionadas com a história do Escoural sendo sua intenção doa-las à Autarquia. Até ao momento ambas as partes não chegaram a um acordo, quer explicar-nos porquê?

D.L. - É verdade, recebemos o Sr.Jose Simões que nos deu a conhecer a sua vontade de doar à Autarquia o espólio da sua biblioteca que é constituída por cerca “de 600 livros”.É nosso desejo receber esse espólio, e reconhecemos a importância do seu valor para a freguesia.

Mas o Sr. Simões colocou-nos a condição de que este espólio fosse colocado num espaço com acesso directo ao público. No momento a Autarquia não dispõe desse espaço, mas não se exclui a ideia de um dia o poder adquirir. Como todos compreendem as verbas das autarquias são escassas, e na Freguesia há nove associações, duas delas IPSS e as restantes culturais e autarquia apoia todas elas, dentro das suas possibilidades.

M.E.-Aproveitamos para agradecer a disponibilidade do senhor presidente.

Maria Emília Risso

Sem comentários:

Enviar um comentário