domingo, 10 de outubro de 2010






A FONTE DA FERRENHA

A Fonte da Ferrenha, situada na Herdade das Casas Novas, é uma dádiva da natureza com formação rochosa, que protege uma pequena nascente de água férrea.

Com rocha frontal de dezassete metros de frente composta de uma pequena caldeira que se formou ao longo dos tempos pela corrente de agua vertente das rochas.

Esta fonte oferece-nos uma fresca e deliciosa água que nos delicia nos dias quentes de verão.

Junto á ribeira e á sombra de meia dúzia de arciprestes este lugar cativou ao longo das épocas a população nas suas horas de lazer, a fazer ali os seus piqueniques, sendo mesmo, o lugar preferido dos namorados que ali deixavam, a marca da sua presença, gravada nos troncos dos arciprestes, com os seus nomes e declarações de amor . No ano de 1930 esta pequena fonte abastecia de água 203 pessoas que viviam nos montes em seu redor.

As pessoas que ali se abasteciam transportavam a água em cântaros de barro que levava meia hora, a encher com um coxo de cortiça (recipiente que se utilizava na época para beber agua nas fontes e nos trabalhos do campo).

Este cativante lugar ainda hoje é o preferido pelos professores que levam ali as crianças a passear principalmente no dia de São Martinho.

A Ferrenha é um ponto de referência da vila do Escoural. Assentava-lhe muito bem um parque de merendas.

Maria Emília Risso

Sem comentários:

Enviar um comentário