domingo, 10 de outubro de 2010

DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…

DIABETES

O QUE É A DIABETES?

A diabetes é uma doença crónica muito comum actualmente ,afecta milhões de pessoas em todo Mundo. Segundo o Observatório Nacional da Diabetes , existe em Portugal cerca de um milhão de diabéticos, metade não sabe que tem a doença. (Actualmente os pediatras alertem os pais para a diabetes tipo 1 para evitar que surjam complicações na infância )

E a diabetes consiste no aumento de açúcar ( glicose) no sangue, quando este aumenta dizemos que o doente está com hiperglicemia.

Como se detectam? Através de analises ao sangue e urina e de alguns sintomas.

TIPOS DE DIABETES

Há três tipos de diabetes: diabetes tipo 1- tipo 2 e diabetes gestacional .

Tipo 1:

Normalmente afecta crianças e jovens adultos e consiste na incapacidade do pâncreas produzir insulina.

Dai os mesmos serem sujeitos ao uso da insulina injectável. (insulinodependente)

Tipo 2:

Desenvolve-se em pessoas com idades acima dos 40 anos. Não dependem do uso da insulina mas de medicação por via oral. E caracteriza-se pela obesidade, falta de exercício físico, hereditariedade e alimentação inadequada( Muitas vezes consegue-se bons resultados com uma dieta equilibrada).

Diabetes gestacional:

È semelhante ao tipo 2 mas ocorre nas mulheres grávidas (durante a gravidez)

SINTOMAS

Sede excessiva

Fadiga,

Tonturas

Aumento do apetite

Visão turva

Perda de peso

Frequentes micções

Fraqueza

Estes sintomas podem agravar progressivamente levando a complicações graves , quando não precocemente diagnosticados e devidamente medicados.

FACTORES DE RISCO

Falta de actividade física

Hipertensão

Níveis de colesterol e triglicerides altos

Obesidade

Hereditariedade

Alguns medicamentos.

COMO PREVENIR

Controlo rigoroso da glicemia, do colesterol, tensão arterial, obesidade, vigilância dos órgãos mais sensíveis: olhos, coração, rim, nervos periféricos e outros,

Cuidado da higiene e vigilância dos pés.

Reduzir o tabaco e o álcool

Exercício físico regular

Bons hábitos alimentares

Quer as pessoas façam tratamento oral ou insulina a dieta alimentar é fundamental .Apesar do diagnostico da diabetes ser assustador não significa que a pessoa não faça uma vida normal e tenha uma longa vida, sem ter que se privar dos alimentos que gosta uma vez uma por outra( sem excessos claro ).Uma alimentação pobre em açucares ,rica em fibras e vegetais com pouco sal, poucas gorduras ,ácidos gordos ómega3 é muito importante não só para o diabético bem como para todos aqueles que desejam um

Sem comentários:

Enviar um comentário