domingo, 10 de outubro de 2010


JOSE JUSTO TREINADOR DE FUTEBOL AOS 81 ANOS DE IDADE

Um Escouralense dedicado ao futebol e à sua terra.

José Justo, natural de Santiago do Escoural nascido a 12/09/1929, desde tenra idade mostrou o seu gosto pelo desporto.

Com 81 anos de idade é hoje treinador dos juvenis Escouralenses.

Pedimos-lhe que nos falasse de si e da sua paixão pelo futebol.

José Justo relatou-nos em discurso directo:

“Como sabe, sou natural do Escoural e amo a minha terra, fui trabalhador da CP e fui Presidente da Autarquia de Santiago do Escoural em 1985, onde exerci o cargo durante 3 mandatos.

M.E_Sr José, o sr é uma pessoa importante no desporto de Santiago do Escoural. Quer contar-nos como foi a sua vida no desporto ?

J.J_Sim. Posso dizer que o futebol sempre foi a minha paixão. Em 1953, ingressei como guarda redes durante três épocas no União de Montemor.

Saí do União de Montemor em 1956, iniciei no grupo Estrela Escouralense como treinador dos seniores e ali permaneci como treinador durante 15 anos. A nossa classificação foi sempre entre o 3º e 4º lugares.

Em 1961 entrei para a Direcção do Grupo Estrela Escouralense exercendo ali varios cargos ,fui presidente,tesoureiro e vogal.

Em 1976 na impossibilidade de se arranjarem elementos para a Direcção, o G.E.Escouralense ficou fora do activo;

Fui contratado para treinador do Sporting Clube da Cuba, onde permaneci apenas uma época: A minha vida profissional não me permitia continuar ali,e aceitei o contrato de treinador com o Grupo do Coral de Vila Nova da Baronia exercendo ali 3 épocas,conseguindo a 2ª classificação durante as três épocas .

Em 1979 fui para árbito do Inatel durante 20 anos e fui classificado O MELHOR ARBITO DO ANO ,não me recordo qual foi o ano,mas tenho muitas taças e medalhas que lhe posso mostrar. Em 1999 voltei,e decidi reerguer de novo o Grupo Estrela Escouralense e com a ajuda do Francisco Negraxa formámos, os elementos necessários para a direcção e iniciámos com os séniores durante três ou quatro épocas (não sei precisar bem).

Criei um grupo de futebol feminino- Formavam a equipa:Maria Jose Camêlo, Fátima Lopes, Briolanja Russo, Sónia Picamilho, Maria João Gato, Tereza Alcaparra, Rute Coelho, Quinita Gato ,eu José Justo( treinador).

M.E_Sr José o sr dedicou grande parte do seu tempo ao Grupo Estrela Escouralense,ausentou-se durante 10 anos e agora volta com a criação do grupo de juvenis,porquê?

J J_Eu nunca estive ausente do Grupo Estrela Escouralense . Sempre acompanhei o grupo e sofro por ele quando assisto aos jogos. Sou o sócio nº1 pode ver, o que este Clube representa para mim.

Apesar dos meus 81 anos a minha paixão pelo futebol, continua igual, e custa-me ver os miudos terem que sair da freguesia para jogar futebol.

Por essa razão convidei o Joaquim Canivete para adjunto e decidi voltar a treinar esses muidos.

Dei conhecimento da minha decisão ao Sr Presidente da Junta de Freguesia e á direcção do Grupo Estrela Escouralense - Ambos aceitaram com agrado a minha decisão, a Autarquia prontificou-se para ajudar com transporte e equipamentos,o Grupo Estrela cedeu-nos o campo de futebol e as suas instalações .

M.E_ O sr José está contente com o seu plantel?

J.J_Estou muito satisfeito, os miudos têm vontade e muita garra.Temos ali miúdos muito bons.

M.E_Que perspectivas têm para esta época?

J.J_Jogámos com os Juvenis do União de Montemor, os do Redondo e de Albufeira- Esperamos os próximos jogos com o Futebol Clube de Cuba, Vidigueira e o Grupo Desportivo de Loures.

M.E_O plantel é todo natural do Escoural?

J.J_São 15 Escouralenses,e 3 de S. Sebastião da Giesteira e esperamos que o agrupamento venha a crescer.

M.E_Sr. Jose qual é o seu grande desejo neste momento?

J.J_Desejava que o Grupo de Juvenis entrasse no Campeonato de Juniores a representar o Grupo Estrela Escouralense.

M.E_Então o seu grupo de Juniores não têm qualquer vinculo com o Grupo Estrela Escouralense?

J.J_Não por enquanto não temos qualquer vínculo com o Grupo Estrela-No entanto sem o seu apoio não era possível a nossa existência ( víncular-nos ao Grupo Estrela é o nosso grande desejo e tenho fé que um dia isso já acontecer).

M.E_Há um provérbio que diz “quem corre por gosto não cansa”.É o que acontece consigo?

J.J_Nunca me sinto cansado.Quando estou no campo com os miúdos sinto-me bem, estou feliz e olhe, que faço sempre os exercícios para que eles vejam e os repitam.Nem dou pelo tempo passar.

M.E._Resta-me felicitá-lo pela sua juventude apesar dos seus 81 anos de idade, e desejar-lhe um futuro risonho para si e para o Grupo de juniores e já agora que a Direcção do Grupo União Escouralense, faça um esforçozito e satisfaça o seu desejo.

(José Justo, um Escouralense na história do futebol Escouralense)

Maria Emília Risso

Sem comentários:

Enviar um comentário