domingo, 10 de outubro de 2010

Para uma vida mais saudável e equilibrada

O indivíduo como um todo!

A saúde no seu mais vasto sentido, não significa apenas não sofrer de doença. Assim, nesse contexto a” ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE” definiu como estado de BEM-ESTAR físico, mental e social e não somente ausência de enfermidade.

Na complexidade da vida moderna estes três factores em meu entender não basta analisa-los superficialmente, porque eles relacionam-se entre si, ou seja. O social engloba o profissional, económico habitacional e familiar. No mental poder-se-á incluir o todo… afectivo e emocional.

Uma coisa não pode estar desassociada da outra…

Já que o HOMEM É UM TODO

Daí a necessidade que cada um de nós tem na procura de atingir uma personalidade equilibrada, forte o bastante para aguentar os desafios do dia-a-dia sem stressar, o que implica novos desafios e novos conhecimentos que nos ajudem amar a vida, ver nela uma razão de ser, existir…e coexistir como membro da comunidade, nesta era da globalização! Para tal existem hoje muitos meios ao nosso alcance para atingir o tão desejado equilíbrio mental, físico e emocional.

Técnicas essas quando postas em prática dão-nos bem – estar e mais qualidade de vida, pena é que não esteja ao alcance de todos dependendo do nível monetário de cada um (actualmente mais agravado pela crise económica e profissional…)

Também aqui a alimentação tem um papel preponderante na qualidade de vida. Com orientação da medicina nutricional ou natural colhem se bons resultados…existem terapias na Medicina Alternativa quando conjuntamente com a Medicina Convencional, pode ser uma mais-valia na prevenção, tratamento e também no fortalecimento do sistema imunológico. De frisar aqui. O papel preponderante da medicina convencional nas doenças graves já instaladas ou não, como: o cancro, cirurgias complexas traumatismos, emergências e outras na qual a medicina ainda tem a resposta no tratamento emergente até na cura dos mesmos. Daí em minha opinião não interromper ou juntar tratamentos sem avaliação de diagnóstico médico e opinião do mesmo ou de um terapeuta devidamente credenciado … para um melhor resultado. (Em alguns países a M.Alternativa está integrado no sistema SNS)

Passo a enumerar algumas técnicas:

acupuntura

Osteopatia

Homeopatia

Fitoterapiatc.

Hidroterapia

Quiroterapia, dançaterapia, aromaterapia, musicaterapia risóterapia, etc. Além de técnicas de massagem, relaxamento, meditação, yoga (quer por aulas práticas ou leitura)

Técnicas de Energia Universal e outras… quando postas em prática podem dar o tão almejado equilíbrio e qualidade de vida!

Elisa Dantas (Enf.)

Sem comentários:

Enviar um comentário