domingo, 10 de outubro de 2010

DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…

Stress – Ansiedade - depressão

È difícil hoje em dia viver sem stress ou ansiedade que podem levar há depressão mais leve ou mais profunda.

Muitos são os factores externos ou endógenos. Algumas vezes se confunde a tristeza com a depressão, tristeza é normal quando reagimos acontecimentos que nos surgem sem esperar. Quem nunca sentiu triste e deprimido após a perda de um ente querido, divorcio, desemprego, exames mal sucedidos, perda de relações de amizade, ou mesmo numa doença grave?...

Numa situação destas e dentro de certos limites a recuperação pode dar-se num curto espaço de tempo libertando a pessoa da tristeza. Ao contrário a depressão profunda pode surgir sem razão aparente incapacitando a pessoa para o funcionamento normal do dia -a dia, da mais pequena actividade ao bom desempenho profissional. Requerendo neste caso ajuda médica.

Actualmente a ansiedade e depressão surgem em qualquer idade desde a criança passando pela adolescência até ao idoso e atingindo todos os extractos sociais.

As expectativas que a sociedade e familiares impõem á pessoa são grandes!... por estas razoes a depressão nem sempre é compreendida levando a pessoa ao isolamento e por vezes ao suicídio . Muitas vezes ouve-se dizer: aquela pessoa tem tudo para ser feliz! Mas não o é!…

Mas em meu entender não basta ter tudo para ser feliz. Será mais uma maneira de ser e pensar.

Ter um objectivo na vida é importante, para levar a pessoa a ultrapassar os obstáculos para concretizar os seus sonhos e deste modo a vida passar a ter mais sentido independentemente da idade.

Quando sentir a ansiedade ou desânimo persistente procure alguém para desabafar em quem confie. Terapeuta, ou outras terapias alternativas

Diz o Dr. Deepak Chopra em seu livro: energia sem limites. Que é necessário ter a noção da ligação mente/ corpo. Porque existem no cérebro substâncias químicas que têm um papel fundamental no nosso corpo. Estas substâncias formam-se sempre que a pessoa tem um pensamento ou emoção. (quer seja positivo ou negativo) que circulam por todo o corpo, relacionando-se com cada órgão em especial nas células do sistema imunitário e sistema digestivo onde podem fornecer energia preservando a saúde e o equilíbrio do corpo, em quantidades correctas e no momento certo aliviando a dor. (essas substâncias químicas são poderosas entre elas as endorfinas que é um analgésico produzido pelo cérebro )e não têm efeitos secundários. Ainda segundo esse médico: O ideal para a saúde consiste em usar a farmácia natural do corpo para criar o equilíbrio da mente.

Assim sendo, é fundamental o pensamento positivo pois ele tem uma força poderosa em qualquer circunstancia!.

Tente eliminar o stress e tudo aquilo que pode provocar ansiedade por exemplo viver no passado e no futuro. Viver hoje. Planejar o futuro é sensato mas é preciso viver o presente pois privando-se de fazer o que gosta esperando por uma melhor ocasião essa pode não chegar. Pode não bastar o pensamento positivo é preciso também a atitude positiva. Aplicando o que aprendemos até com os próprios erros que sentimos que cometemos.

É sempre tempo de recomeçar dando um sentido novo á vida, aqui, a crença e a fé podem ter efeitos milagrosos. Bem como diversas actividades como a dança, a musica, a pintura, os passeios, convívios, alguns desportos etc., Não esquecendo de dar o descanso que o corpo necessita, um bom sono reparador é muito importante e quando não o conseguir além dos medicamentos convencionais, existem plantas medicinais que podem ajudar. Assim como livros com técnicas para auto ajuda. O importante é não se fechar.

E para reflexão transcrevo um pouco de uma entrevista ao Dalai Lama: “O que o surpreende na humanidade”? Ele respondeu: Os homens… porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver o presente, nem o futuro. E vivem como nunca fossem morrer… e morrem como nunca tivessem vivido.”

MARIA ELISA DANTAS (enf.)

Sem comentários:

Enviar um comentário