domingo, 10 de outubro de 2010

DICAS SOBRE SAÚDE E ALGO MAIS…

SOL BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Num País como o nosso de sol radioso e com belas praias, convida-nos aproveitar umas merecidas férias depois de um ano de trabalho! Mas para esses dias serem bem aproveitados é necessários termos cuidados redobrados. Sendo a praia o local de eleição em relação á exposição solar a atenção ao sol deve ser igual onde quer que estejamos quer seja, na praia no campo na piscina ou barragens. O Sol é o mesmo em todo lado então, a prevenção deve também ser aí. Mesmo quando há nebulosidade, as nuvens filtram os raios infravermelhos dando a sensação de calor mas os raios ultravioleta chega-nos com a mesma intensidade. Todos sabemos e temos informação, pelos meios de comunicação, pela divulgação do rasteio que alguns hospitais fazem sobre o cancro da pele inclusive o IPO (Instituto Português de Oncologia). Mas continuamos a facilitar, e a não tomar as devidas precauções. Por essa razão, me parece oportuno reforçar este assunto devido ao calor intenso que se faz sentir este mês de Agosto…

SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (PORTAL DA SAÚDE) São diagnosticados anualmente 2 a 3 milhões de novos casos de cancro da pele (não melanoma) e cerca de 130 melanoma maligno. Ambos têm como factor de risco a exposição solar.

Mas o sol também é benéfico á saúde e bem-estar quando a exposição não ultrapasse o tempo recomendado e nas horas correctas. O que acontece muitas vezes é exposição prolongada… Chegada á praia na hora de maior incidência solar, altura em que seria de retirada… e o mais grave com crianças pequenas e bebés. Temos de ser mais responsáveis dos danos provocados pelas queimaduras solares, e escaldões. As consequências não se fazem sentir de imediato mas ao longo dos anos. Alem das consequências atrás referidas, provoca o envelhecimento precoce da pele devido á morte das células da mesma. Mas como o sol não tem só pontos negativos, é de realçar aqui os pontos benéficos. A produção e absorção da VITAMINA D pelo organismo, quando a exposição solar é correcta. Esta VITAMINA é responsável por manter os ossos fortes e o sistema imunitário etc. Do ponto de vista psicológico emocional é importante ajudando ao bom humor evitando os estados depressivos …

Aqui ficam algumas dicas para todas as faixas etárias, em especial para os mais jovens pois são eles que mais se expõem ao sol e calor nestes dias de verão

Sintomas que podem identificar o câncer da pele:

De acordo com o Instituto Nacional do câncer, alguns sinais podem precocemente detectar o câncer e tratar com bom resultado.

Manchas que dão coceira, ardem, ou sangram, Sinais que mudam de cor, forma ou tamanho. Mudança da textura da pele ou dor (Em caso de suspeita ou duvida consultar o médico quanto mais cedo melhor.)

Prevenção:

Usar protector solar se possível de acordo com a pele. Pessoas em tratamento ou história familiar de câncer de pele terão de seguir com atenção o aconselhamento médico.

Aplicar 20 minutos antes de sair de casa. (As pessoas com pele sensível deveriam usa-lo todo o ano e não só no Verão.) Assim, como aqueles com profissão ao ar livre ex. construção civil, pescadores e outros…

Factores de 15, 3o,ou 60 de acordo com a sensibilidade de cada um. Aplicação de 2 em 2 duas horas no caso de estar exposto ao sol ou banho na praia, piscina, rio, ou barragem. Evitar a exposição ao sol das 11 horas às 16 h. Começar os banhos de sol 1ominutos por dia. Aconselham os dermatologistas.

Usar óculos escuros e chapéu de abas largas, na praia guarda-sol ou barraca roupas apropriadas, evitar adormecer ao sol.

Hidratação á base sumos frescos de frutos e vegetais oferecem ao organismo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas, além disso os líquidos é benéfico para o organismo de todas as pessoas NOTA: MAS A AGUA DEVE SER O LIQUIDO DE ELEIÇÃO E UMA PRESENÇA CONSTANTE NO DIA – A- DIA.Alimentaçao leve e equilibrada…

Conscientes dos cuidados a ter na protecção e hidratação podem-se evitar situações de risco e desfrutar dos tão desejados dias de férias com mais qualidade vida.

Elisa Dantas (Enf.)

Sem comentários:

Enviar um comentário