domingo, 10 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DA MINHA TERRA

(SÃO LUÍS DA MOGUEIRA)

A Ermida de São Luís da Mogueira situa-se numa colina da Serra de Monfurado.

Esta Ermida Rural de São Luís da Mogueira foi fundada no século XVII, rodeada por terrenos arborizados, com água abundante, existindo ali, uma linda fonte coberta com um esplendoroso tecto em abóbada e em volta da sua fresca e transparente agua uma viçosa avenca.

No interior da Ermida para além da imagem de São Luís podemos encontrar numerosos ex-votos na sua maioria animais em cera, que testemunham a romaria e o culto que até á pouco tempo se realizavam, associando bênção de gado, celebração religiosa em honra de São Luís, procissão e festa profana.

A vinte e cinco de Agosto, dia de São Luís que assume aqui o papel de Santo protector do gado era o dia da festa e da romaria que reunia gentes das Caeiras, S.Mateus, Montemor, Escoural e São Cristóvão.

Pela manhã. Depois da marcha até ao Santuário, os animais (vacas, ovelhas, cabras, cavalos, burros…) chegavam dos montes e quintas próximas, para as três voltas rituais em torno da Igreja e bênção do sacerdote.

Seguidamente tinha lugar a missa, a procissão com o Santo em torno da Ermida e o pagamento de promessas, em alimentos ou em ex-votos de cera com formas de animais, pedindo a cura de doença ou retorno na sequência de fugas e roubos.

Após a cerimónia religiosa, seguia-se a refeição precedida do leilão de” fogaças “ bolos, pães, assados de borrego, queijos, enchidos etc.) Oferecidos pelas famílias que ali se deslocavam depois de voltarem a comprar as ofertas; as mesmas eram partilhadas por todos em volta do Santuário debaixo das sombras que a natureza lhes oferecia.

Durante a tarde jogos e brincadeiras não faltavam, cavalhadas, o pau ensebado corrida de fitas e numa animação crescente de concertinas realizava-se, o baile no adro da Ermida até o sol se pôr.

Maria Emília Risso

Sem comentários:

Enviar um comentário